segunda-feira, 2 de novembro de 2009

ORIGEM DA RAÇA


Foto: Chateau de Chantilly - França
Também chamado de Chien de Saint Hubert, pertence ao grupo de cães sabujos e rastreadores, pois possuem o faro mais apurado de todos os cães. Sua origem se dá no tempo das cruzadas e foi se destacando na Idade Média. Na Bélgica ganhou popularidade graças ao Mosteiro de Santo Humberto, onde estes cães eram criados com a finalidade de caça.

Pelo porte avantajado, eram treinados para caça de animais de pelo e principalmente a caça ao cervo. A fama de bom farejador se espalhava pela Europa, a nobreza passou a receber exemplares dos Monges.
Com o passar do tempo foram introduzidos na Inglaterra até chegarem nos Estados Unidos, onde ganhou o nome de Bloodhound.
Sua  aptidão de caçador, foi perdendo força, para ganhar junto aos bombeiros e policiais um grande aliado. Usaram seu faro excepcional para rastrear fugitivos e pessoas perdidas. Este trabalho ganhou fama , não só nos Estados Unidos mas na França, Inglaterra e Bélgica.

O Bloodhound é capaz de seguir um rastro por mais de 10 dias, sua fama de bom farejador, rendeu inúmeras histórias no mundo interiro. Para manter a tradiçao de bom farejador, clubes  no exterior realizam provas de faro, onde apenas criadores sérios participam.

Pelas suas características peculiares, conquistou a mídia através de Walt Disney com o personagem Pluto e o desenho animado "O cão e a Raposa".
 Por se tratar de uma raça antiga na sua origem, pode participar no cruzamento com outros cães, dando origem a algumas raças que conhecemos, como o Foxhound, Bassethound e o nosso Fila Brasileiro.

1 comentário: